Mealhada recebe Gala dos Municípios Amigos do Desporto e das Autarquias Solidárias

23 novembro, 2022

Mealhada recebe Gala dos Municípios Amigos do Desporto e das Autarquias Solidárias

O Cineteatro Messias, na Mealhada, será palco da Gala de Entrega dos Galardões dos Municípios Amigos do Desporto e das Autarquias Solidárias, no dia 25 de novembro, pelas 17h00.

Mais de setenta autarquias estarão presentes na cerimónia de entrega do galardão que premeia as suas boas práticas na área desportiva, como é o caso do Município da Mealhada, distinguido há sete anos consecutivos. Relativamente às Autarquias Solidárias estarão presentes mais de 25 autarquias, galardão que a Mealhada também receberá, pela segunda vez.

O Galardão "Município Amigo do Desporto", atribuído pela plataforma "Cidade Social", resulta de um programa dirigido às autarquias que pretende aumentar o valor da intervenção dos municípios portugueses nas áreas do Desporto. Já o das Autarquias Solidárias pretende reconhecer as boas práticas realizadas pelas autarquias que contribuam para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas.

Os programas procuram ainda constituir uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo e na Ação Social, realizando-se, ao longo do ano, grupos de partilha e de contacto entre as diferentes autarquias, ações de formação para capacitação dos técnicos, bem como distinções temáticas.

São editadas publicações para partilhar as boas práticas, nomeadamente uma revista bimensal e um livro, este ano, no desporto, subordinado ao tema Envelhecimento Ativo e Saudável e, na ação social, subordinado ao tema Intervenção Social Autárquica, tendo o município da Mealhada dado o seu contributo com a partilha das suas atividades e programas.

Esta é uma das quatro cerimónias realizadas em Portugal, a saber: Horta, nos Açores; Albufeira, para as autarquias do Algarve e do Alentejo; Porto de Mós, para as autarquias de Lisboa e Vale do Tejo e, Mealhada, para as autarquias do Centro, Norte e Madeira. Dado serem, atualmente 167 os Municípios Amigos do Desporto e 50 as Autarquias Solidárias, foi necessário realizar diversas sessões, tendo a Mealhada sido selecionada também "como forma de reconhecer o seu elevado desempenho, tanto no Desporto como na Ação Social", explica o responsável nacional pelos programas, Pedro Mortágua Soares, sublinhando que a Mealhada está em destaque nestes dois programas, "representando uma das autarquias de referência a nível nacional".