Projeto do Cineteatro do Luso aponta para sala polivalente

19 setembro, 2017

Projeto do Cineteatro do Luso aponta para sala polivalente

O Cineteatro do Luso será transformado numa sala polivalente, capaz de acolher espetáculos tão diversos como o cinema, teatro ou dança. O projeto foi apresentado, numa sessão pública, no passado sábado, na Junta de Freguesia do Luso. Na mesma reunião foi ainda dado a conhecer o estudo prévio para o Parque de Estacionamento do Vale dos Castanheiros.

O projeto de reabilitação do Cineteatro do Luso está ainda aberto aos contributos dos munícipes, mas o essencial da obra está já definido. A reabilitação vai respeitar a dignidade do edifício, que data de 1929, mas adaptá-lo àquilo que são as exigências legais atuais, nomeadamente no que se refere à acessibilidade, instalações sanitárias e de segurança. Uma das dificuldades da obra é o facto do cineteatro se encontrar edificado no sopé da encosta do Bussaco, com um declive de 50 metros, com cinco níveis, o que vai obrigar à construção de diversas plataformas facilitadores do acesso, escadas e elevador. 

A sala principal terá palco e mobiliário amovíveis, capazes de se adaptarem a diferentes tipos de espetáculo, e um primeiro e segundo balcões de tipo italiano. A empreitada, cuja área bruta de construção é de 1300 metros quadrados, inclui a intervenção em toda a zona envolvente. Os técnicos autores do projeto pretendem "puxar a mata até à Avenida Emídio Navarro", criar uma pequena praça e um pequeno bosque exemplificativo da Mata Nacional do Bussaco. A obra de reabilitação tem uma estimativa de custo na casa dos 850 mil euros.

Na mesma sessão, aberta à população, foi dado a conhecer o projeto para a construção do parque de estacionamento do Vale dos Castanheiros. Situado à entrada do Luso, próximo do Centro de Saúde, este terreno já é informalmente utilizado como área de estacionamento. Trata-se de uma área com 5700 metros quadrados que será intervencionada de forma a garantir estacionamento para ligeiros e pesados, em cerca de 2700 metros quadrados, sendo os restantes 3000 reservados para uma área verde e de lazer.