29º Festival Caminhos do Cinema Português

29º Festival Caminhos do Cinema Português

ICS (Google Calendar, Outlook, IOS) - Direto para aplicação
10 novembro a 18 novembro
Cineteatro Municipal Messias

O Município da Mealhada integra a 29.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português, que se realiza de 10 a 18 de novembro, através do acolhimento de sessões de cinema no Cineteatro Messias, entre outras iniciativas.
Informações sobre o festival em www.caminhos.info

PROGRAMA

qua/15 novembro
14h30 | masterclass
O Processo Criativo nos Demónios do Meu Avô (Nuno Beato)
Desde a ideia original até à estreia da longa-metragem de animação "OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ" passaram-se 7 anos. Durante estes 7 anos o processo de produção foi complexo com altos e baixo e uma pandemia pelo meio. Todo o processo criativo teve que ser modelado e adaptado em diferentes fazes tendo em conta a evolução de todo este processo. Foi um enorme desafio produzir a primeira longa--metragem Portuguesa feita em stop-motion e quero partilhar todo este processo neste masterclass. Nuno Beato é Produtor e Realizador de Cinema de Animação na produtora Sardinha em Lata. Professor nas licenciaturas de Cinema de Animação na Universidade Lusófona - Lisboa, e de Imagem Animada, na Universidade do Algarve.


21h30
Great Yarmouth - Provisional Figures (Marco Martins 113’)
Outubro de 2019, Great Yarmouth, Norfolk (Reino Unido). Três meses antes do Brexit. Centenas de imigrantes portugueses continuam a chegar a esta vila costeira semi-abandonada, outrora um destino balnear de eleição para a classe trabalhadora Inglesa, em busca de uma vida melhor. Tânia (a Mãe dos Portugueses), antiga trabalhadora das fábricas, está agora casada com um inglês e lidera uma rede de contratação de mão-de-obra barata vinda de Portugal para trabalhar nas fábricas de peru da região. Numa região com uma das taxas mais altas de desemprego do Reino Unido (onde o voto Leave teve mais de 70%), Tânia vive da exploração dos emigrantes que instala nos decadentes hotéis da marginal (pertencentes ao pai do seu marido) na esperança de um dia vir a adquirir cidadania inglesa e deixar o negócio de alojamento dos imigrantes, transformando os hotéis do seu marido em residências para cidadãos seniores.

qui/16 novembro
21h30
A Casa Para Guardar o Tempo (Joana Imaginário 12’)
Numa casa onde se misturam biblioteca, museu e oficinas de trabalho, a restauradora percorre salas fechadas e secretas e cria o livro que salvará todos os outros. Porque um dia os livros ficam doentes. Na casa, todos os tentam salvar mas acabam por partir e a restauradora, seguida pelos vigilantes, torna-se guardadora do livro onde juntara vários pedaços do que conseguira salvar. Está prestes a desistir quando o restaurador de livros conta a história, passando-a de mão em mão, despoletando nova necessidade de criação e reiniciando um novo ciclo.

Alma Anciana
Fábio Mota, Helen Esther Aschauer 77’
Três histórias contrastantes, passadas em Portugal, Áustria e Cuba, retratam as condições da terceira idade num mundo afetado pelas consequências da doença, pandemias e guerras.

sex/17 novembro
21h30
Quase Me Lembro (Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima 9’07’’)
Uma mulher deambula por entre a impermanência das suas memórias de infância, tentando reconstruir a história da casa onde viveu o seu avô.

Primeira Idade
(Vasco Vasconcelos 22’44’’)
Numa ilha quadrada vive uma comunidade isolada, cercada por uma floresta. É habitada unicamente por crianças. Nenhuma delas sabe falar. Temem envelhecer. Quando uma delas alcança a idade adulta é expulsa da ilha. Um dia, uma miúda pequena e curiosa ouve um assobio vindo de dentro da floresta que a atrai.

qui/16 e sex/17 novembro
14h30 | Caminhos juvenis
Não Sou Nada (Edgar Pêra 92’)
Não Sou Nada é um thriller psicológico dentro da cabeça de Fernando Pessoa, que no seu Clube do Nada, habitado por heterónimos, o poeta consegue concretizar todos os seus sonhos em vida. Mas a entrada em cena de uma mulher sofisticada, muito diferente da Ofélia do mundo real, vem destabilizar o Clube, ao mesmo tempo, que o ultrajante heterónimo vanguardista, Álvaro de Campos, disputa a autoridade de Pessoa de forma violenta.

qua/15 a sex/17 novembro
10h30 | Caminhos juniores
Fuga (Alunos do 4.º ano da Escola Básica das Caxinas 7’15’’ prt)
Miguel é um menino solitário que gosta de uma colega da turma. Na esperança de lhe revelar os seus sentimentos, ele deixa um desenho na mochila dela...

Apocalypse Dog (Aziliz Le Clainche, et al. 7’25’’ fra)
Num universo pós-apocalíptico, Bob e o seu cão Pasha sobrevivem num terreno baldio. Estão famintos, sedentos e cansados. Quando de repente, eles vêem uma cidade à distância!

Hellscape (Alixe Devaux, et al. 6’15’’ fra)
Num universo pós-apocalíptico, Bob e o seu cão Pasha so Enyo é uma guerreira corajosa e ousada, determinada a trazer o seu mentor morto de volta do inferno. Na sua busca, Enyo conhece Cerberus e torna-se amiga dele. Brevivem num terreno baldio. Estão famintos, sedentos e cansados. Quando de repente, eles vêem uma cidade à distância!

A Minha Casa Tem Muitas Janelas (Leonor Faria Henriques 5’ prt)
A Minha Casa tem Muitas Janelas é uma série que segue as aventuras da pequena Lulu pelo pelo seu prédio infinito.

180°C (Joséphine Vendeville, et al. 2’37’’ fra)
Uma viagem culinária aos 5 cantos do mundo, com uma pitada de loucura!

Moon Mole (Alunos do 12º ano da Escola Secundária José Régio 2’39’’ prt)
Uma toupeira que vive amedrontada com exterior, encontra um aconchego na luz da lua.

O Poço Mágico (Alunos do Infantário D.Victoria 3’ prt)
Numa cidade algures no deserto, o bombeiro Carlos e o seu gato João, durante um passeio, deparam-se com cheiro a fumo, que dá o mote para viverem uma aventura cheia de ideias, soluções e cooperação para salvar a sua adorada cidade.

Foxtale (Alexandra Allen 5’ prt)
Uma raposa esfomeada disputa pelo último bago no topo da árvore.

Os muitos mundos de Piero Maria (Helena Guerra 17’ bra)
Uma sombra maligna ronda o reino do gatinho Piero Maria: capturados pelas redes sociais, seus Humanos adoecem de tecnologia! Magoado com a situação, Piero luta pelo resgate de seus Humanos com a ajuda de seus Amigues de pelúcia e os sábios ensinamentos do Mestre Garibaldi, lendário especialista em domesticar humanos. O engenhoso gatinho encontrará a solução nas três grandes virtudes felinas: paciência, teimosia e imaginação.