Ficheiros Secretos - Luís Osório

ICS (Google Calendar, Outlook, IOS) - Direto para aplicação
15 abril | 21h30
Cineteatro Municipal Messias

1.

"Ficheiros Secretos" talvez seja a proposta cultural mais surpreendente dos últimos anos.

Difícil imaginar que alguém que associamos ao jornalismo, aos livros e à comunicação possa subir ao palco para interpretar um papel de "narrador" da história do país, do que somos, do que sonhamos, também do que tememos.

Mas é exatamente disso que se trata.

Luís Osório é o protagonista de um monólogo que estará em muitas cidades e vilas do país no ano de 2023.

2.

A partir de "Ficheiros Secretos", o livro que lançou em 2021, Luís Osório convoca para palco fantasmas e memórias de personagens que marcaram a história recente de Portugal.

Álvaro Cunhal, Mário Soares, José Saramago, Amália Rodrigues, Francisco Sá Carneiro, Jorge Sampaio e tantos outros que, na hora e meia do espetáculo, serão convocados numa interpelação direta com o público e a memória.

O palco transforma-se, com a ajuda de uma cenografia depurada e minimalista, num lugar em que as pessoas poderão encontrar motivos para rir e chorar, para se comover e indignar.

3.

Luís Osório não é um ator.

Mas a sua voz transporta-nos quase como se o fosse – afinal, o que se pretende é o regresso a uma certa pureza do que é o teatro enquanto espaço de passagem de memória através das histórias que passam de uns para outros. É disso que se trata, uma homenagem ou um regresso à ligação do palco com a tradição oral.

4.

Cada espetáculo terá um alinhamento diferente.

E três convidados especiais que serão chamados por Luís Osório em três momentos de "Ficheiros Secretos". São três convidados especiais e que se enquadram na história da cidade ou da vila em que o monólogo é representado.

Preço: 10€
Classificação: M/12
Bilhetes: Cineteatro Messias / Ticketline