Orçamento de 21 milhões consolida obras no Município

17 dezembro, 2019

Orçamento de 21 milhões consolida obras no Município

A Câmara da Mealhada aprovou, por maioria, em reunião do Executivo Municipal, o orçamento de cerca de 21,3 milhões para 2020, um documento que contempla a conclusão de algumas obras e o avanço de outras, como sejam os mercados municipais da Pampilhosa e da Mealhada, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Mealhada ou a requalificação do centro histórico da sede do município.

É um orçamento de consolidação de obras fundamentais para o concelho da Mealhada, umas que entram em fase de conclusão este ano, outras que são iniciadas em 2020 e prolongar-se-ão para os anos subsequentes.

Nas obras que se prevê que passem agora do papel para o terreno figura a requalificação urbana do centro histórico da Mealhada (incluindo o prolongamento da Rua Dr. Manuel Lousada para norte e parque de estacionamento, a intervenção na Rua Visconde Valdoeiro, e Rua Cerveira Lebre e a Rua Capitão Cabral e Messias Batista), obras que ascendem a 1 milhão de euros.

O grosso do Mercado Municipal da Mealhada será concretizado no próximo ano, num investimento de 1,9 milhões de euros, e será concluído o Mercado da Pampilhosa.

Ainda em 2020, será iniciada uma obra de infraestruturas de abastecimento de água que consiste no controlo e redução de perdas no concelho de Mealhada, e reabilitação parcial das redes de água de Barcouço, Luso, Várzeas, Ventosa do Bairro e Barregão, projeto este que obteve uma comparticipação do PO SEUR de cerca de 450 mil euros para um investimento de 1,6 milhões de euros. A ETAR da Mealhada está também em fase de conclusão.

Uma das apostas deste Executivo é a nível ambiental. A promoção de sistemas inovadores de recolha de resíduos está dotada com uma verba de cerca de 900 mil euros e que inclui a recolha porta a porta, com aquisição de 12 mil contentores domiciliários, a aquisição de uma viatura de recolha, um sistema de controlo de acessos e o sistema de georreferenciação dos ecopontos.

O orçamento apresentado pelo Executivo de Rui Marqueiro procura dar resposta e lançar para cada um dos aspetos da governança local, da Cultura ao Desporto, da Ação Social à Educação, da Economia ao Turismo e privilegia, como nos anos anteriores, o investimento nas freguesias através de apoios diversos que ascendem a mais de meio milhão de euros.

Deverão ser finalizadas as obras na Escola Secundária da Mealhada, orçadas em 860 mil euros, e concretizadas as obras no Bairro Social da Póvoa da Mealhada, que custarão 275 mil euros.

Nas obras a lançar incluem-se a remodelação da Piscina Municipal de Mealhada, a reconstrução da Sala Polivalente do Luso (antigo cinema), as obras do Parque de Estacionamento do Luso, o equipamento da Casa Municipal da Criatividade e Juventude em Ventosa do Bairro, a aquisição "Esplanada" no Jardim Municipal de Mealhada, a recuperação do Chalet de Santa Teresa e das antigas Garagens do Palace no Bussaco, a reconstrução do Chalet Suíço na Pampilhosa,  a contenção de fachadas da antiga Fábrica das Devesas, na Pampilhosa,  as obras dos Regadios de "Luso- Vacariça- Mealhada" e de "Santa Cristina" e a ciclovia de ligação Mealhada – Ventosa do bairro.

Há um conjunto de obras já iniciadas e que terão continuidade em 2020, como sejam as de reparação dos danos causados pelo furacão Leslie, nomeadamente na Mata Nacional do Bussaco, nas coberturas dos estaleiros municipais, no Pavilhão Municipal da Mealhada e na cafetaria da Alameda.

A FESTAME – Feira do Município da Mealhada continuará a ser uma aposta do Executivo nos moldes atuais, mantendo a matriz de gratuitidade, bem como a política cultural de dinamização do Cineteatro Municipal Messias.

Estão a decorrer trabalhos de revisão parcial do Plano Diretor Municipal (PDM) que deverão terminar em 2020 e ainda a implementação da Modernização Administrativa que continuará em 2020 e terminará em 2021.