Encontro com a Educação debate desafios do séc. XXI

20 fevereiro, 2019

Encontro com a Educação debate desafios do séc. XXI

Passados 10 anos do início do "Encontro com a Educação", este espaço de análise dedicado à comunidade educativa propõe uma reflexão em torno do tema "Professores e Alunos para o século XXI: Desafios e Competências". O Encontro acontece dia 16 de março, no Cineteatro Messias (Mealhada).

Nesta edição do Encontro com a Educação olha-se para o futuro. Se, no passado, a grande urgência da área educativa passava por travar o abandono escolar, neste século, o maior desafio relaciona-se com a qualidade do ensino. Qualidade que começa nas infraestruturas, mas que é transversal: passa pelas competências científicas e pedagógicas - estas, mais do lado do professor - e pelas competências relacionais e cívicas, cabendo estas não só ao docente, como ao aluno, aos pais e a toda a comunidade educativa.

À semelhança do que aconteceu nas anteriores edições, para o Encontro com a Educação foram convidados oradores e pedagogos de competência reconhecida que, partindo do tema aglutinador, abordarão diversos subtemas, como a tecnologia e novas metodologias ligadas ao ensino.

O Encontro com a Educação, organizado pelo Setor de Educação da Câmara Municipal da Mealhada, é uma formação creditada e a inscrição no fórum pode ser feita através do preenchimento da ficha de inscrição em https://goo.gl/forms/3ebi6ADKAnJfMw1z2  por e-mail (educacao@cm-mealhada.pt) ou através de entrega direta nos serviços do Setor de Educação. A inscrição poderá ser efetuada numa das seguintes modalidades: de forma gratuita, sem direito a almoço, ou sob o pagamento de 10€, caso pretendam usufruir do almoço.

Cineteatro Municipal Messias

9h l Abertura do secretariado

9h30 l Sessão de abertura

10h l Conferência de abertura
"Professores e Alunos para o Século XXI: Desafios e Competências"

10h30 l Momento cultural

10h45 l Pausa para café

"Mindfull"
Sabino Soares l Professor candidato ao Global Teacher Prize

12h – Debate

Almoço (Escola Profissional da Mealhada)

"A Educação na escola e ao longo da vida na era digital"
João Cravinho l Coordenador da 6.ª Comissão do Conselho Nacional de Educação

"Uma educação para o século XXI"
José Matias Alves l Universidade Católica Portuguesa

15h30 – Debate

16h – Sessão de encerramento.