Missão

Logo do Cineteatro MessiasCineteatro Messias, enquanto espaço municipal privilegiado para a prática cultural, constitui-se como local de difusão e de promoção das atividades culturais.

A atividade cultural do Municipio da Mealhada encontra-se essencialmente centrada no Cineteatro Messias, um edifício emblemático dos anos 50, totalmente remodelado em 2001, que tem como funções primordiais a apresentação regular de espetáculos nos vários domínios das artes (dança, teatro, música). Está também preparado para utilizações diversificadas como, por exemplo colóquios, seminários, congressos e exposições, bem como para a apresentação regular de sessões de cinema.


Cineteatro Messias, enquanto espaço de serviço público, pretende apresentar uma programação regular e diversificada, cujo objetivo primordial é criar hábitos de consumo cultural, sem prejuízo de uma vertente de entretenimento.


A estratégia cultural do Cineteatro Messias assenta numa vasta programação nos domínios do teatro, música, dança, stand-up e exposições, vocacionados para o grande público, sem descorar a formação cultural dos jovens e a criação de novos públicos.


Faz igualmente parte da estratégia a promoção de eventos para  assinalar os dias mundiais: do Teatro, da Dança, da Música, da Criança, do Idoso e da Juventude.


Principais objetivos:

  • Incrementar a oferta cultural do concelho, por forma a criar hábitos de frequência de eventos culturais por parte, principalmente, da população juvenil;
  • Captar o interesse das crianças e jovens para as artes do espetáculo;
  • Desenvolver atividades culturais visando um público infantil / juvenil;
  • Contribuir para a "abertura de horizontes" da população, mediante a disponibilização de uma oferta cultural diversificada e acessível a todos;
  • Consolidar hábitos de consumo cultural.

A Câmara Municipal da Mealhada pretende, assim, uma política cultural ativa, promotora de uma oferta cultural qualificada e diversificada nas abordagens e abrangente no que respeita aos públicos.